Tocantins 30° C

A telemedicina como aliada na volta às aulas presenciais

Parceria entre o Sabará Hospital Infantil e a Conexa Saúde oferece telemedicina como mais uma ferramenta de segurança para alunos e profissionais na escola

Thomas Hessel - Palmas, TO

05/01/2021

| Atualizado em

07/01/2021

655

A telemedicina como aliada na volta às aulas presenciais

São Paulo, SP - A retomada das aulas presencias nas escolas brasileiras ainda gera muita preocupação por parte das instituições, pais e governo. A discussão sobre o tempo certo de voltar e as medidas de segurança para os alunos e os profissionais de educação têm pautado as decisões.

Pensando em proporcionar mais uma ferramenta de suporte nessa retomada segura, o Sabará Hospital Infantil lançou o “Sabará nas escolas”, oferecendo atendimento médico por telemedicina às crianças nas unidades escolares. Sabendo da importância de cuidar também dos professores e demais funcionários, o Sabará fechou parceria com a Conexa Saúde, player de saúde digital e maior plataforma de telemedicina do País, para oferecer atendimento também aos adultos, tornando o produto completo para as escolas, auxiliando na condução dos casos suspeitos de Covid-19, minimizando os riscos de contaminação e transmissão.

O Sabará Hospital Infantil é referência, no País, no atendimento de crianças e adolescentes até 18 anos. Com sua experiência de cerca de 60 anos na saúde infantil, desenvolveu um protocolo de segurança para a volta das aulas presenciais. Além de destacar ações mais comuns como prevenção da entrada de sintomáticos na escola, o distanciamento físico e rígidos processos de limpeza e desinfecção ambiental, também inclui o uso da telemedicina para acompanhamento e orientação de professores, alunos e pais.

“As escolas estão implantando uma rígida política de segurança com o objetivo de oferecer uma volta às aulas segura para todos. Ao incluir o uso da plataforma de telemedicina, a escola assegura mais uma importante ferramenta nesse processo. Caso algum aluno apresente algum sintoma, a escola consegue fazer um pronto atendimento virtual com um médico especialista e o responsável pela criança para que o acompanhe durante a consulta online”, esclarece o doutor Rogério Carballo Afonso, gerente médico para desenvolvimento de Novos Negócios e Telemedicina do Sabará Hospital Infantil.

O programa visa também orientar e monitorar todos os profissionais das escolas. “Sabemos que nenhuma ação ou conjunto de ações isoladas tem sua ação 100% garantida contra qualquer tipo de risco, mas a implementação de várias intervenções coordenadas pode reduzir significativamente esse tipo de ameaça. Com o uso da plataforma de telemedicina, é como se cada escola tivesse seu ambulatório interno, um movimento tão importante que acreditamos irá se fortalecer além da pandemia”, destaca Guilherme Weigert, CEO da Conexa Saúde.