Tocantins 31° C

Transporte escolar sofre fiscalização em Palmas no TO

As autoridades incentivam os usuários a denunciarem irregularidades

23/02/2019

| Atualizado em

22/02/2019

12689

Transporte escolar sofre fiscalização em Palmas no TO

Palmas, TO - Com o objetivo de garantir a segurança ao estudantes que precisam utilizar o transporte escolar da Capital, a Diretoria de Fiscalização e Operação de Transporte inicia na segunda-feira, 25, a vistoria nas vans e ônibus. Tanto os veículos particulares quanto os oficiais deverão passar pela vistoria, que vai até o dia 4 de março.

Durante a avaliação serão realizados a atualização cadastral do motorista e do veículo, relatório fotográfico e laudo de vistoria, considerando aspectos importantes como o estado de conservação dos veículos, pneus, freios, cintos de segurança e a parte elétrica. A vistoria será na Garagem Central, localizada na Avenida NS-02, Quadra ACSU-SO 50, da 8 às 13 horas, e realizada por agentes de trânsito e transporte.

"A vistoria do transporte escolar é de extrema importância para que possamos garantir a segurança das crianças transportadas. Nela serão inspecionadas além das condições do veículo, toda a documentação técnica e pessoal dos condutores. Pedimos aos pais que exijam junto ao motorista a apresentação do selo de vistoria e o cadastro regular do condutor", afirmou a diretora de Fiscalização e Operação de Transporte, Carolina Santos de Sousa.

Nos últimos cinco anos, o procedimento foi realizado pelo Departamento de Trânsito do Tocantins (Detran), e agora com o fim do convênio do com o órgão estadual, a vistoria volta a ser realizada pela Prefeitura de Palmas. A última vistoria foi feita pelo Detran em agosto do ano passado e tem validade de seis meses.

Denúncia

A Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu) recomenda que caso perceba alguma irregularidade no transporte escolar, o cidadão deve prestar a denúncia diretamente à Diretoria de Fiscalização e Operação de Transporte pelo telefone (2111-3385). É importante indicar o local onde ocorre a irregularidade, placa dos veículos, como o nome da escola, para agilizar o procedimento de fiscalização.