Tocantins 30° C

Tocantins tem baixo índice de transparência ambiental

Estudo analisa transparência ativa e passiva em toda a Amazônia Legal

21/02/2019

| Atualizado em

21/02/2019

9482

Tocantins tem baixo índice de transparência  ambiental

Palmas, TO - Tocantins apresenta um índice geral de transparência ativa - quando governos divulgam dados e informações públicas independente de solicitações - de 17%, bem inferior ao índice de disponibilização de informações federais, de 88%,. A transparência passiva - resposta do governo a demandas de informações dos cidadãos - é de 42% no estado, também bem abaixo do executivo federal, que está em 75%.

Estes são alguns dos números apresentados pelo estudo Avaliação da Transparência das Informações Ambientais na Amazônia, produzido pelo Instituto Centro de Vida (ICV), de Mato Grosso. O estudo analisa a disponibilização de 41 informações-chave para o controle ambiental na Amazônia Legal.

“O acesso às informações ambientais é imprescindível para se enfrentar as práticas ilegais que ameaçam a Amazônia brasileira e também possibilita o engajamento e o controle social sobre atividades públicas e privadas”, analisa Ana Paula Valdiones, uma das autoras do estudo.

A agenda que mais oferece transparência ambiental em Tocantins entre as analisadas é a de pecuária, 7%; seguida de exploração florestal, 5% e regularização ambiental, 4%. O menor índice de transparência ativa no estado é em relação à regularização fundiária, 3%.

Embora ainda longe do ideal, no entanto, os índices de transparência dos órgãos federais e em alguns Estados melhoraram nos dois últimos anos. O índice de transparência ativa geral para a Amazônia, considerando todos os estados e o nível federal, é de apenas 28%. O levantamento completo, publicado na 10ª edição da série Transparência Florestal está disponível completo no site do ICV.