Tocantins 31° C

"HÁ DOSES DE VACINAS DISPONÍVEIS" AFIRMA PREFEITURA DE PALMAS

A vacinação acontece em horários diferenciados, por isso, a Semus alerta para que a população fique atenta quanto aos prazos e horários

PALMAS, TO - Fernando Hessel

09/05/2022

| Atualizado em

09/05/2022

599

"HÁ DOSES DE VACINAS DISPONÍVEIS" AFIRMA PREFEITURA DE PALMAS

 

PALMAS, TO - A rede de saúde da Capital segue esta semana, com a vacinação contra a Covid-19 e Influenza e Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola) no período da manhã e tarde nas Unidades de Saúde da Família (USFs), conforme programação abaixo.

A Secretaria Municipal de Saúde alerta para que a população fique atenta quanto aos prazos e horários de cada unidade, pois em algumas delas os horários são alternados. Para receber a vacina, é necessário apresentar documentos pessoais (RG e CPF), cartão de vacina e o cartão do sistema único de saúde (SUS).

Covid-19

A oferta da imunização contra a Covid-19 continua sendo oferecida em conformidade com esquema vacinal de cada faixa etária, ou seja, para crianças de 05 a 11 anos; população com mais de 12 anos; quarta dose para idosos acima de 80 anos e para os demais públicos contemplados no plano nacional de imunização (PNI).

No caso da vacinação contra a Covid-19 do público infantil, além dos documentos informados acima, o termo de consentimento (disponível no site vacina já ou nas unidades de saúde) deve ser assinado, em caso de ausência do pai ou da mãe no local da vacinação. Já para vacinar as crianças com comorbidade, é necessário apresentar laudo médico.

Prazos de imunização

Para o público com mais de 12 anos, a Semus informa que a segunda dose da Coronavac e Pfizer deve ser aplicada 21 dias após a primeira. a dose de reforço está disponível para a população acima de 18 anos ou adolescentes com mais de 12 anos que sejam imunossuprimidos. já o reforço da janssen é aplicado dois meses após a primeira dose. no momento, a rede de saúde da capital está sem o imunizante da astrazeneca. a previsão é que novas remessas desta vacina cheguem nos próximos dias. Já no público infantil (05 a 11 anos), somente a segunda dose é oferecida com o prazo de 28 dias após a aplicação da Coronavac (a mesma para adultos) e dois meses após a primeira da Pfizer pediátrica (tampa laranja).

Gripe e Tríplice Viral:

A Campanha Nacionais de vacinação contra a Gripe e o Sarampo, estão na segunda etapa. Na primeira fase, que começou dia 04 de abril e terminou no dia 02 de maio, foram vacinados os idosos a partir de 60 anos (somente gripe) e trabalhadores da saúde da rede pública e privada (gripe e sarampo). Na segunda etapa da Campanha Contra o Sarampo, estão sendo vacinadas crianças de 06 meses até menores de cinco anos, entre 03 de maio a 03 de junho.

No mesmo período, ocorre a segunda etapa da vacinação contra a Gripe, que tem como público crianças a partir de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas até 45 dias pós-parto, indígenas, professores, portadores de doenças crônicas, pessoas com deficiência permanente, trabalhadores do transporte coletivo, caminhoneiros, trabalhadores portuários, forças de segurança, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.