Tocantins 33° C

Saúde das pessoas privadas de liberdade é garantida pela Seciju

A prestação dos serviços médicos, enfermaria, farmacêuticos e odontológicos são realizados dentro das unidades penais do Estado.

Thomas Hessel - Palmas, TO

13/08/2021

| Atualizado em

16/08/2021

494

Saúde das pessoas privadas de liberdade é garantida pela Seciju

Palmas, TO - A saúde das pessoas privadas de liberdade é uma das prerrogativas citadas na Lei de Execução Penal (LEP) e a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), por meio da Gerência de Assistência à Saúde ao Preso e Egresso (Gaespe), tem levado atendimentos médicos, hospitalares e odontológico a todas as 29 unidades penais do Estado, mediante o Programa Mais Reintegração que acontece em parceria com Secretarias Municipais de Saúde.

O custodiado da Unidade Penal de Barrolândia, G.C.C., falou que o atendimento de saúde para as pessoas privadas de liberdade dentro da unidade é imprescindível. “O atendimento aqui é necessário e aqui a gente é atendido pelo médico e pelo dentista e é muito bom. Em relação à Covid-19, nós tivemos todo o atendimento prioritário”, disse.

 

Atendimentos

Os atendimentos de saúde na Unidade Penal de Barrolândia são realizados periodicamente e o chefe da Unidade, Denys Carvalho, conta quais serviços foram prestados. “Houve atendimento médico e atendimento odontológico em parceria com a secretaria municipal de saúde, foi feito o acompanhamento dos hipertensos e diabético, além de outras comorbidades e também os casos de cuidados dentários. Tudo é feito na própria unidade e aquilo o que é mais grave, levamos para uma unidade de saúde”, explica.

Já na Unidade Penal de Natividade a equipe médica do município realiza atendimentos semanais. “Os atendimentos de saúde aqui na Unidade ocorrem todas as quintas-feiras. A equipe conta com uma médica, uma enfermeira e uma técnica de enfermagem que prestam serviço de excelência”, especificou o chefe da unidade, Ronaldo de Lima Domingues.

 

Mais Reintegração

O superintendente de Administração dos Sistemas Penitenciário e Prisional, Orleanes de Sousa, explica o que é o Programa que reúne esforços para a prestação de serviços de saúde. “O Programa Mais Reintegração tem a finalidade de promover parcerias para fortalecer a garantia dos direitos humanos, o exercício da cidadania e a prestação da assistência material, de saúde, jurídica, educacional, social e cultural as pessoas em privação de liberdade. E quero aproveitar o momento para parabenizar os gestores das unidades por seguiram as orientações da Gaespe em prol da preservação da saúde dos custodiados”, celebra.