Tocantins 33° C

Aplicativo TO Saúde está disponível para download na versão Android

Plataforma é disponibilizada gratuitamente para toda a população; para ter acesso basta realizar um cadastro.

Thomas Hessel - Palmas, TO

03/08/2021

| Atualizado em

06/08/2021

592

Aplicativo TO Saúde está disponível para download na versão Android

Palmas, TO - A Plataforma Estadual de Telemedicina, chamada TO Saúde, já está disponível para toda a população e pode ser baixada, gratuitamente, através das lojas de aplicativos. O aplicativo, que antes estava disponível apenas para IOS, na App Store, agora também pode ser baixado na versão Android, na loja da Google Play, no perfil do Governo do Tocantins, administrado pela Agência de Tecnologia da Informação (ATI).

O TO Saúde tem como objetivo complementar a oferta de especialidades e o atendimento a casos suspeitos e/ou confirmados da Covid-19 na Rede de Atenção à Saúde (RAS), no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), como forma de reorganização da assistência decorrente da pandemia da Covid-19, proporcionando agilidade e eficiência na assistência à população.

O presidente da ATI, Thiago Maciel, destaca que a versão Android chega para garantir aos cidadãos mais possibilidade de acesso ao aplicativo e às consultas e exames disponíveis no ambiente virtual. “O governador Mauro Carlesse tem tido uma visão estratégica e reconhecido a importância da tecnologia no dia-a-dia. Assim, essa opção chega para garantir aos cidadãos mais possibilidade de acesso ao aplicativo e, em sequência, às consultas e exames disponíveis no ambiente virtual”, afirma.

Para acessar a plataforma, o usuário precisa entrar na loja de aplicativos do seu celular, localizar o aplicativo TO Saúde, fazer o download e efetuar um cadastro.

 

Plataforma

O TO Saúde é uma plataforma on-line de atendimentos médicos que conta com Teletriagem, Teleconsulta, Telinterconsulta e Telemonitoramento.

A Teletriagem auxilia na interpretação de sinais e sintomas, por meio da coleta de dados de saúde diretamente com o paciente, para assessorar a conduta clínica dos médicos. A Teleconsulta permite ao paciente realizar uma consulta on-line, de forma segura, utilizando uma interface web ou de um aplicativo móvel.

Já a Teleinterconsulta ocorre quando há troca de informações e opiniões entre médicos (também conhecida como segunda opinião), com ou sem a presença do paciente, para auxílio diagnóstico ou terapêutico, clínico ou cirúrgico, com intermédio da tecnologia. E o Telemonitoramento é o acompanhamento da situação de saúde dos pacientes, por intermédio da atualização dos dados clínicos e avaliação da evolução da situação de saúde.

 

Especialidades

Além de consultas com médicos clínicos e enfermeiros, o usuário poderá ter acesso à diversas especialidades como Alergia e Imunologia Pediátrica, Cardiologia, Cardiologia Pediátrica, Dermatologia, Dermatologia Pediátrica, Endocrinologia, Endocrinologia Pediátrica, Gastroenterologia, Gastroenterologia Pediátrica, Geriatria, Ginecologia, Hematologia, Infectologia Pediátrica, Mastologia, Nefrologia, Nefrologia Pediátrica, Neurologia, Neurologia Pediátrica, Nutrição Pediátrica, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Pediatria, Pneumologia, Pneumologia Pediátrica, Psiquiatria, Psiquiatria Pediátrica, Reumatologia, Reumatologia Pediátrica e Urologia.