Tocantins 32° C

Semus reforça a eficácia de todas as vacinas contra a Covid-19

Exigir marca de vacina pode dificultar otimização em ações de imunização contra a doença.

Thomas Hessel - Palmas, TO

30/06/2021

| Atualizado em

01/07/2021

459

Semus reforça a eficácia de todas as vacinas contra a Covid-19

Palmas, TO - A Secretaria Municipal da Saúde (Semus) tem recebido relatos das suas equipes sobre pessoas dos grupos atendidos nas ações de vacinação contra a Covid-19 pedindo marcas específicas de imunizantes. Sobre essas solicitações, a pasta esclarece que todas as vacinas contra a doença são eficazes e que segue rigorosamente a aplicação das doses disponíveis no momento do atendimento.

Segundo a diretora de Vigilância Epidemiológica da Semus, Marta Malheiros, é importante que quem for se imunizar aceite a dose dos frascos em uso nas salas de vacinas. "Todas as quatro marcas que estamos aplicando em Palmas têm alta eficácia. Não existe razão para escolher esta ou aquela.”

As exceções são casos específicos em que haja alguma restrição de aplicação de determinado imunobiológico para determinado perfil, a exemplo das gestantes com comorbidades, como já amplamente divulgado pelo Ministério da Saúde. 

 

Ampliação

Palmas ampliou o público de atendimento nas ações de vacinação contra Covid-19. No momento, podem se vacinar pessoas sem comorbidades com 52 anos, trabalhadores do sistema de transporte coletivo urbano, transporte escolar e caminhoneiros e pessoas em situação de rua e pessoas privadas de liberdade.